6 Tendências Tech para o RH em 2023

porMaria Clara Ramos
Um dos maiores consultores de Recursos Humanos do mundo, Josh Bersin, já estreou o seu blog...

Um dos maiores consultores de Recursos Humanos do mundo, Josh Bersin, já estreou o seu blog este ano com opiniões, tendências e polêmicas sobre o que vem por aí para o setor de RH em 2023.  

Ele listou as tendências em tecnologia para o RH que vão de aprendizagem à Web 3.0, e nós separamos os principais insights para trazer para você! 

Este artigo é uma tradução livre do blog o Josh Bersin

O mercado de tecnologia para o RH está em alta nos últimos anos. Mais de US$ 15 bilhões em capital de risco e PE foram investidos e o número de startups é impressionante. As grandes empresas agora têm em média mais de 80 sistemas diferentes voltados para funcionários, e esse número aumentou mais de 40% nos últimos cinco anos.

Houve duas razões para esse crescimento. Em primeiro lugar, o ambiente de investimentos com taxas de juros baixas liberou bilhões de dólares para os empreendedores, então existem centenas de novas ferramentas. 

Em segundo lugar, tivemos uma enorme necessidade de gerenciar, contratar e dar suporte aos funcionários durante a pandemia. Times remotos e temporários precisam de sistemas de agendamento, plataformas de folha de pagamento remotas, integração e muito mais. Assim, os compradores de RH tiveram um cheque em branco, comprando ferramentas e plataformas quase sem limitações.

Bem, tudo isso está prestes a mudar: 2023 será um ano de desaceleração do crescimento , consolidação do mercado e definição de novas categorias. Dito isso, vamos às tendências: 

#1 Plataformas de experiência de colaboradores 

Se olharmos para toda a energia necessária ao trabalho híbrido, como escuta ativa para funcionários, integração e desenvolvimento de carreira, fica claro que  ter um lugar para gerenciar essas atividades juntamente ao fluxo de trabalho é infinitamente melhor. Popularizada pela ServiceNow e pela Microsoft Viva, elas tornaram-se categorias de produto massiva e de alta prioridade.

#2 Plataformas de inteligência de talentos

Essas não são apenas ferramentas de recrutamento e seleção, mas sim plataformas de dados alimentadas por IA que ajudam as empresas com sourcing, correspondência interna de talentos, gerenciamento inteligente de sucessão e soluções baseadas em dados para avaliação, design de cargos e análise de habilidades.

#3 Plataformas de monitoramento do ciclo de vida do colaborador

Se olharmos para plataformas de pesquisa como Qualtrics, Perceptyx, Medallia, Glint e Workday Peakon, rapidamente percebemos que elas são primeiramente plataformas de análise de dados e, secundariamente, plataformas de pesquisa. 

Elas coletam dados de várias fontes (incluindo dados passivos de tráfego de e-mail, agendas de calendário, feedback de voz e até vídeo) e fornecem às empresas uma “visão completa” do sentimento, satisfação, engajamento e, finalmente, produtividade dos funcionários.

#4 Crescimento da inteligência artificial conversacional 

Se você já conferiu o Paradox , ficará surpreso. Seu sistema de chatbot, Olivia, pode comercializar, selecionar e até mesmo contratar pessoas com quase nenhum envolvimento humano necessário. (O McDonald’s o usa com muito sucesso.) 

Pegue esse tipo de tecnologia, adicione o mecanismo de IA do GPT-3 e teremos um enorme novo conjunto de ferramentas para prestação de serviços de RH, como gerenciamento de casos, recrutamento e outras atividades.

Fornecedores como ServiceNow, Microsoft, Workday, Oracle, SAP e a maioria dos outros provedores de plataforma reforçarão essa tecnologia em 2023 e você deve levá-la a sério. (Você confia na Siri, não é? Por que não aplicá-la ao RH?)

#5 Plataformas de aprendizagem 

Vamos ser sinceros, todos nós precisamos de um LMS, mas ele realmente não ensina nada a ninguém. 

Onde as pessoas vão para encontrar conteúdo de qualidade, especialistas, fazer um curso, realizar uma tarefa e realmente aprender algo significativo e novo? Precisamos de uma plataforma para tudo isso.

E é aí que a gente entra! Aqui na Witseed, nós desenvolvemos um streaming inovador que une:

  • Cursos produzidos com qualidade de cinema 
  • Grandes executivos do mercado 
  • Curadoria de conteúdo de alta qualidade
  • UX Design 
  • Analytics e muito mais! 

Tudo isso pensando em oferecer a melhor experiência de aprendizagem aos nossos clientes, em que cada etapa do processo, desde a escolha do professor até a metodologia do curso visa o engajamento dos nossos alunos. 

Já publicamos um artigo em nosso blog contando o passo a passo para produzir cursos atrativos e inovadores, que utilizamos aqui! Mas você também pode conferir abaixo a Metodologia Witseed:

Metodologias de aprendizagem para o RH em 2023

Converse com um dos nossos especialistas e leve a nossa experiência de aprendizagem para a sua empresa!

🚨 ALERTA DE POLÊMICA 🚨

#6 Metaverso e Web 3.0 no RH em 2023: não!

Bersin se declara como um grande fã da tecnologia em geral, mas não acredita que o Metaverso ou a Web 3.0 tenham muito impacto no RH em 2023. “Embora o mercado de treinamento em realidade virtual esteja em alta (agora é chamado de Aprendizagem Imersiva), há muito poucos casos de sucesso do uso do Metaverso até agora  (conversei com algumas empresas que o usam para reuniões virtuais e recrutamento, mas longe do mainstream) e não vejo valor na Web 3.0.”, afirma o especialista. 

Há muito mais por vir na área de RH em 2023

Cada plataforma de tecnologia de RH traz duas proposições de valor para sua empresa:

  • (A) automatiza muito trabalho inútil
  • (B) transforma a maneira como você opera.

Se você olhar para HR Tech principalmente como a primeira proposição de valor, verá muito tempo economizado, mas pode não acabar sendo uma “empresa melhor” como resultado. Se você realmente deseja melhorar a eficácia do recrutamento, a mobilidade interna, o crescimento ou o envolvimento dos funcionários, precisa pensar nesses sistemas como plataformas de transformação de negócios. 

E isso significa entender como as plataformas funcionam e redesenhar seus processos de negócios e RH para aproveitar bem a tecnologia.

Saiba como a Witseed pode ajudar a sua empresa a começar 2023 alinhada com as tendências e urgências do mercado! 

Maria Clara Ramos

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Mais artigos

Veja mais conteúdos

Um dos maiores consultores de Recursos Humanos do mundo, Josh Bersin, já estreou o seu blog...
Metas para o ano que vem? Tendências que irão impactar a Educação Corporativa? Quem melhor que...
Por Gabriela Cardoso / Gerente de Conteúdo da Witseed Não leve uma plataforma LMS para a...