6 passos para construir cursos digitais inovadores e atrativos

porWitson
Engajamento é a palavra do ano mas tome cuidado para ela não virar um monstro para...

Engajamento é a palavra do ano mas tome cuidado para ela não virar um monstro para o seu departamento de RH. Atraia colaboradores e crie cursos digitais atrativos e inovadores com esse passo a passo! 

O mais recente relatório anual de Tendências em Gestão de Pessoas, divulgado pelo Great Place To Work, apontou que entre as principais preocupações para 2022 está o paradoxo entre vagas x pessoas. A pesquisa, que envolveu mais de 2600 profissionais, mostrou que apesar de 59,5% dos respondentes afirmarem que esse ano as empresas pretendem aumentar o número de pessoas, 68,3% informaram que as organizações sentem dificuldade para preencher as vagas abertas. Por que isso acontece?

A dificuldade em preencher vagas disponíveis não está, necessariamente, na falta de pessoas em busca de novas oportunidades. O problema está muito mais relacionado à discrepância entre as habilidades e competências que as empresas precisam e o que encontram nos talentos disponíveis. 

Investir em cultura de aprendizagem nunca foi tão relevante como agora. Se contratar profissionais preparados para os desafios da sua empresa e ainda manter os seus colaboradores atualizados diante das imprevisibilidades do mercado já é uma tarefa difícil, fazer isso sem investir em desenvolvimento contínuo certamente será um desafio ainda maior. 

Porque investir em aprendizagem digital e por vídeo pode ser a melhor decisão para a sua empresa

A contratação de uma plataforma 100% digital oferece, entre muitos benefícios, a redução de custos com treinamentos presenciais e também a otimização do tempo. Listamos abaixo mais algumas vantagens de se investir em cursos digitais e entre elas estão: 

  • Acesso em escala
  • Flexibilidade e comodidade
  • Personalização e autonomia 
  • Análise de dados (com IA)
  • Atualização de conteúdo em tempo real
  • Engajamento
  • Equidade de oportunidades 

Outro ponto importante que a aprendizagem digital oferece é o alinhamento com o aumento na preferência de consumo de conteúdos em formatos de vídeo nos últimos anos: uma pesquisa feita pela Google mostrou que o consumo de vídeos na web cresceu 135% de 2018 até hoje! 

dados de cursos digitais

Fonte: Google

Os vídeos são importantes ferramentas de retenção de conhecimento, visto que oferecem muitos recursos capazes de prender a atenção das pessoas e estimular a absorção dos ensinamentos pautados nas aulas. No entanto, desenvolver conteúdos realmente interessantes, inovadores, atrativos e que visam aumentar o engajamento dos colaboradores ainda parece ser um desafio na área de Treinamento e Desenvolvimento (T & D). 

Como construir cursos digitais de maneira inovadora e atrativa?

Pensando nesse desafio gigantesco, nós listamos neste artigo os 6 passos utilizados no desenvolvimento dos nossos cursos e que são definidos estrategicamente para gerar mais engajamento dos colaboradores e, consequentemente, transformá-los em resultados extraordinários

Etapa #1  Garanta uma curadoria da alta qualidade 

Vemos cada vez mais conteúdos disponíveis na internet e encontrá-los não parece ser um problema. Na verdade, apurar e selecionar aqueles de maior qualidade é definitivamente o que faz a diferença, e quando falamos em conteúdos disponíveis em plataformas de educação corporativa no mercado,  isso não parece diferente. 

Atualmente, estamos vivendo a “era do acesso”, onde a digitalização da educação tem democratizado, cada vez mais, o acesso a todo tipo de informação, e para vencer essa guerra entre  Acesso x Excesso é preciso saber fazer uma boa seleção de fontes e materiais. Portanto, um mapeamento assertivo de tendências e desafios e uma curadoria de alto padrão são os primeiros passos para garantir qualidade para o seu conteúdo.

Aqui na Witseed, além de uma equipe especializada nessa curadoria, nós também contamos com um Conselho de Educação, formado pelos nossos clientes. Ou seja, são líderes das principais empresas do país que apresentam os seus principais desafios do momento e participam ativamente na indicação e priorização de conteúdos. 

Realizamos encontros periódicos para ouvir suas necessidades internas  e impressões sobre o mercado,  além de proporcionar uma boa troca entre líderes de RH e aprendizagem. Veja abaixo um registro de um dos nossos encontros: 

encontro de lideranças witseed

Etapa #2 Contrate um professor com experiência de mercado  

Não adianta escolher um tema que está em alta e desenvolver um conteúdo incrível se quem vai transmitir as informações não vive ou viveu os mesmo desafios de quem vai aprender, correndo o risco do curso ficar teórico demais e sem uma didática prática.

Encontrar um bom professor é uma tarefa muito importante para construir cursos atrativos. Na Witseed, por atuarmos no segmento de Educação Corporativa, é primordial que os nossos professores sejam também executivos com atuação destacada no mercado de trabalho, assim a aula passa a ser mais prática e com maior aplicabilidade para o aluno. Isso aumenta o engajamento e a assimilação do conteúdo que, consequentemente, impactam no resultado final. 

cursos digitais de qualidade witseed

Etapa #3 Proporcione uma boa experiência de aprendizado

Como dito anteriormente, estamos cada vez mais interessados em conteúdos disponibilizados em formato de vídeo, mas isso não significa que um curso com vídeos longos demais e com um professor que fala do começo ao fim vá agradar. Muito pelo contrário, ele não vai diferir muito de outras aulas extensas e tediosas, que podemos encontrar em qualquer formato, seja digital, presencial, na educação formal ou informal.  Por isso, cada conteúdo deve ser pensado para o canal que ele será entregue. Permitindo um paralelo, não dá para filmar uma peça de teatro e falar que está fazendo cinema.

Como aplicar esse conceito aos cursos digitais, garantindo um bom engajamento e proporcionando uma boa experiência de aprendizagem? Listamos abaixo algumas técnicas que hoje são aplicadas nos nossos cursos!

  1. Roteirização 

A criação de um roteiro com início, meio e fim focados em uma boa experiência digital é essencial para nortear os módulos de cursos digitais e impedir que o conteúdo se torne monótono, corrido ou prolongado demais.

Por isso, aqui na Witseed, temos uma equipe de Cinema que participa da construção do roteiro junto com o professor e com a nossa equipe de educação, garantindo assim  a qualidade  do conteúdo e da experiência. 

gravação tradicional X gravação de cinema
  1. Storytelling

Quanto menos a aprendizagem se parecer com uma obrigação e mais com uma oportunidade, maior é a chance do curso ser um sucesso. A técnica de storytelling nos permite unir educação e entretenimento em nossos cursos, aumentando o envolvimento dos nossos alunos enquanto aprendem. 

No teaser do nosso curso  O Líder e o Maratonista, é possível ver como as técnicas de roteirização e storytelling  contribuem para a experiência audiovisual veja abaixo: 

  1. Microlearning 

Essa técnica de cursos digitais propõe a disposição de vídeos mais curtos, focados e objetivos para que os alunos possam compreender o conteúdo com mais facilidade e reter as informações por mais tempo. Em outras palavras, é a maneira mais rápida de adquirir conhecimento e colocar em prática. 

Essas pílulas de conteúdo utilizadas no microlearning são usadas para reforçar algo aprendido anteriormente, ou ainda, como uma forma de repassar um conteúdo complexo, já que ao fragmentá-lo em pequenas doses diárias auxiliamos o colaborador na absorção do conhecimento.

Além disso, é uma técnica muito utilizada como meio para driblar a curva do esquecimento, elaborada pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus, que  explica que quanto mais tempo passa desde que vimos ou lemos algo novo, mais esquecemos sobre o assunto. Veja os dados abaixo: 

curva do esquecimento cursos digitais

Os cursos digitais da Witseed, por exemplo, são divididos em módulos em torno de 10 minutos. Isso auxilia e torna o processo de aprendizagem mais prazeroso, e como consequência, aumenta o engajamento do aluno.

Quer saber como a Educação Corporativa e a cultura de Lifelong Learning podem ser fundamentais no desenvolvimento, estratégia e resultados da sua empresa para 2022? Entre agora mesmo em contato com a nossa equipe e conheça a Witseed!

Etapa #4 Pense no seu curso como um filme em cartaz no cinema 

Claro que o enredo e os personagens dos filmes que estão em cartaz têm seus méritos, mas uma boa edição, uma boa trilha sonora e uma qualidade excelente de áudio e imagem também contribuem e muito para potencializar a experiência de quem está assistindo. Isso não é diferente quando pensamos em cursos digitais. 

Hoje vivemos uma era em que o On Demand está mais presente do que nunca na nossa rotina, com o crescimento de plataformas de streaming como Netflix e Disney +, e já se percebe uma mudança na forma como queremos consumir conteúdos. 

Atualmente é impossível desenvolver soluções educativas sem compreender como o novo hábito de consumir vídeos em todas as plataformas possíveis impactam o foco, a atração e a retenção da atenção das pessoas. O nosso  CEO, Bruno Leonardo, escreveu um artigo aqui no blog e comentou mais sobre a influência das plataformas de streaming na educação corporativa, avaliando o surgimento de um novo conceito: o Learning Streaming Platform (LSP)

Definitivamente, não dá para pensar no impacto que o seu curso quer proporcionar ao aluno sem pensar na experiência que ele vai viver. Na  Witseed nós combinamos Educação + Tecnologia + Cinema para transformar a experiência da aprendizagem, onde cada pilar possui um papel fundamental. O pilar “cinema” sempre foi priorizado e  utilizado como um recurso de engajamento para os nossos alunos, seja para estimular o interesse em um curso que já está por vir (por meio dos teasers), seja para potencializar a experiência do aprendizado. 

Veja abaixo o teaser do nosso curso Gestão Ágil de Projetos, com o nosso CTO, Miguel Fernandes, e entenda o pilar de “Cinema” na prática com a Witseed.

Gestão Ágil de Projetos? Métodos ágeis? Ágeis como?

Etapa #5 Use e abuse da tecnologia 

Como já mencionado no início do artigo, investir em cursos digitais tem muitos benefícios, e entre eles certamente podemos citar os inúmeros recursos gráficos possibilitados pela tecnologia. Por exemplo: se um professor menciona alguma manchete, gráfico ou celebridade para ilustrar o conteúdo passado e essa imagem aparece instantaneamente na tela, fica muito mais fácil de aprender.

Usar a tecnologia para aumentar a interatividade e a exemplificação simultânea para enriquecer o conteúdo, torna o curso ainda mais fácil de assimilar. Utilizamos muito desse conceito para desenvolver o curso Canais Digitais, com George Neiva, que é basicamente uma conversa entre o professor e o Witson (nosso robozinho de inteligência artificial), 100% interativo e repleto de estímulos. 

Veja o teaser do curso abaixo e entenda:

Canais Digitais: já disponível na Witseed!

Curiosidade: por que ele se chama Witson?

A tecnologia do nosso bot foi desenvolvida pela IBM e batizada de “Watson”, mas para combinar mais com a Witseed nós não perdemos a oportunidade de chamá-lo de Witson. O objetivo do nosso robozinho é conversar e se conectar com os nossos alunos e usar a inteligência artificial para descobrir novos interesses, gerar dados e recomendar conteúdos relevantes aos usuários. O Witson faz muito sucesso entre os nossos alunos e é um verdadeiro aliado do engajamento na nossa plataforma. 

inteligência artificial witseed

Etapa #6 Crie trilhas personalizadas para os seus alunos 

Um estudo realizado pela Deloitte mostrou que os profissionais acham mais difícil aprender quando há uma demanda muito grande de conteúdo para ser absorvido, e não pela falta dele. Ou seja, conteúdos incríveis muitas vezes se perdem em uma plataforma de aprendizagem digital por estarem pouco sinalizados para os alunos ou até mesmo pela falta de orientação de conteúdo. 

Hoje se fala muito no colaborador como protagonista do aprendizado, mas isso não significa que a liderança está imune de responsabilidades no processo. A aprendizagem precisa ser uma estratégia compartilhada entre aprendiz + empresa + líder, e portanto, cabe à liderança oferecer autonomia e recursos, mas também ajudar a trilhar esse caminho. Aqui na Witseed, esse assunto já foi pauta de evento e curso também. 

Além disso, desenvolver trilhas personalizadas também podem ser importantes quando os temas exigem maior aprofundamento, como é o caso das nossas trilhas de Análise de Dados, Diversidade e Inclusão, e também Liderança. Veja abaixo o teaser da nossa trilha “Líder em Ação”

Etapa #BÔNUS Tenha um parceiro do negócio!

Para finalizar não podíamos deixar de falar que se é engajamento que você está buscando, não adianta percorrer todas essas etapas e não pensar no que é mais importante durante todo o processo: implementar uma cultura de aprendizagem contínua e sólida. 

Na Witseed, acreditamos que a cultura de lifelong learning é o que prepara  empresas e pessoas para qualquer desafio. Mas mesmo sabendo das inúmeras vantagens de implementar essa prática, muitas Organizações ainda sofrem com alguns problemas, como:

  • Alto custo, principalmente se estamos falando em treinamentos presenciais;
  • Dificuldade de mensuração de resultados;
  • Baixo engajamento dos colaboradores

A Witseed foi criada com o objetivo de tornar a experiência de aprendizagem digital mais atraente e contribuir para o crescimento de profissionais e empresas. Por isso, além de oferecer cursos e  uma experiência digital de qualidade, o nosso propósito também é ajudar a implementar uma cultura de aprendizagem nas Organizações. 

frase thaís akemi

Somos parceiros do negócio nesse sentido e temos uma área especializada para ajudar cada cliente com o seu desafio,  realizando ações de engajamento, gamificação da aprendizagem, oferecendo mensuração de desenvolvimento e resultados  e  apoiando a liderança. Já postamos aqui no blog um case incrível explicando como a Mosaic Fertilizantes  já economizou mais de R$10 milhões com a nossa ajuda, vale a pena a leitura! 

Educação digital não é tudo igual 

Acho que esse artigo já deixou bem claro que a experiência que você tem durante o processo de aprendizagem muda tudo, e a forma como nós fazemos isso muda tudo também! Nós vamos aprender por toda nossa vida e essa experiência precisa ser prazerosa. 

Que tal agendar uma conversa para saber como as nossas soluções podem transformar o engajamento do seu time em treinamento e desenvolvimento?

Witson

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja mais conteúdos

Peter Diamandis descreveu brilhantemente em 6 etapas como setores sofrem uma mudança Exponencial. Nesse artigo, traçamos
Metas para o ano que vem? Tendências que irão impactar a Educação Corporativa? Quem melhor que
Por Gabriela Cardoso / Gerente de Conteúdo da Witseed Não leve uma plataforma LMS para a