BIP Brasil inova na experiência de aprendizagem dos colaboradores

porWitseed
A Witseed é a mais nova aliada do programa de capacitação da consultoria italiana. Entenda tudo...

A Witseed é a mais nova aliada do programa de capacitação da consultoria italiana. Entenda tudo sobre o novo projeto, 100% digital e inovador na experiência de aprendizagem dos mais de 400 colaboradores dos escritórios de São Paulo e do Rio de Janeiro: o BIP LEARNING! 

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. A frase atribuída a Charles Darwin não poderia ser mais atual e não por acaso, “Darwin” é o nome do Programa Internacional de Capacitação da consultoria BIP. A mensagem é simples: só é capaz de mudar, aquele que é capaz de aprender. 

A BIP é uma consultoria fundada na Itália, em 2003, com o propósito de provocar transformações significativas dentro das empresas, principalmente em inovação, finanças, segurança de dados, design e excelência operacional. Com grandes projetos em mais de 40 países do globo e 90% de retenção de clientes, a BIP é reconhecida pelo espírito pioneiro em um mundo de mudanças aceleradas. 

Se a capacidade de se adaptar a mudanças já era uma competência valorizada quando a gente achava que o mundo se transformava rapidamente, imagina agora! Para manter os mais de 3 mil funcionários conectados com os desafios do mercado, a BIP conta com uma forte cultura de Lifelong Learning, aprendizado contínuo ao longo da vida. 

Será cada vez mais difícil encontrar profissionais prontos para os desafios velozes do mercado, portanto a empresa que não oferece cultura de aprendizagem hoje está programando a própria obsolescência. Pesquisas do Fórum Econômico Mundial indicam que 42% das principais habilidades exigidas pelos empregos de hoje vão mudar até 2022

dados McKinsey futuro do trabalho

A Educação Corporativa se faz essencial à sobrevivência de qualquer iniciativa que tem como objetivo se desenvolver e se adaptar. Criado com esse objetivo, o DARWIN é um Programa Internacional de Educação Corporativa da BIP, que oferece capacitação em habilidades de ponta em áreas que moldam o futuro do negócio. Uma verdadeira experiência de aprendizagem contínua, com networking entre os países.

No Brasil, o time de Desenvolvimento de Talentos acaba de lançar um grande projeto 100% digital, estratégico para apoiar o processo de aprendizado dos mais de 400 colaboradores dos escritórios de São Paulo e do Rio de Janeiro, o BIP LEARNING!  Estar ao lado da tecnologia, da informação e das ferramentas disponíveis para o aprendizado constante democratiza o acesso ao conhecimento dentro das empresas e nivela oportunidades, acaba sendo a união perfeita do ágil com o escalável.

aprendizagem corporativa na Bip Brasil

Witseed + BIP Learning: uma parceria de inovação na experiência de aprendizagem

A Witseed entra em cena como facilitadora desse projeto de desenvolvimento contínuo, tornando a aprendizagem flexível, conectada às principais tendências locais e globais, diversa e personalizada, alinhando os interesses de cada indivíduo ao processo de aprendizado. 

Os cursos on-line da Witseed têm uma combinação única no mercado, de conhecimento com entretenimento, além de utilizar as mais avançadas tecnologias de inteligência artificial para personalizar e analisar a experiência de aprendizagem contínua dentro das empresas. 

A Witseed foi criada em 2017 e em pouco tempo passou a ser reconhecida no mercado pelos resultados conquistados para parceiros como Fiat, Natura, Oi, Gerdau e Siemens. Além disso, a partir das inovações na área de Educação Corporativa, a Witseed foi eleita a terceira melhor edtech do Brasil, em 2020, no Ranking 100 Open Startups.

Case de sucesso em educação corporativa - experiência de aprendizagem

Educação Digital não é tudo igual!

Entre 2020 e 2021, houve um aumento de cerca de 47% de investimento em serviços de treinamento e desenvolvimento (ABTD). Ao mesmo tempo em que a Educação Digital vem desempenhando um papel crucial no desempenho das empresas, a pandemia também tornou ainda mais evidentes as disparidades entre as diferentes formas de aprender através da internet.

A experiência que você tem durante o processo de aprendizagem precisa ser prazerosa para que realmente se torne uma cultura de desenvolvimento.

Como a Witseed revoluciona a experiência de aprendizagem digital? 

  • Microlearning: aprendizagem atrativa, dinâmica e dividida em módulos curtos, fáceis de encaixar em qualquer rotina.
  • Storytelling: roteirização feita por uma equipe de cinema pensada para a melhor experiência digital.
  • Conselho de Educação: atualização e curadoria de conteúdo com as maiores empresas do Brasil.
  • Inteligência Artificial: utilização de tecnologias avançadas para personalizar a experiência e analisar dados.
  • Professores executivos: aulas práticas com quem realmente aplica o conhecimento no mercado de trabalho.

Bruno Leonardo, CEO da Witseed, destaca que: “não dá para filmar uma aula presencial e dizer que é Educação Digital. A Witseed foi criada com um objetivo claro: tornar a experiência de aprendizagem mais atraente e contribuir para o crescimento de profissionais e empresas. Adotamos o adaptive learning e engajamos os alunos a se tornarem protagonistas das próprias carreiras.”

Entre no nosso site e descubra como as nossas soluções podem ajudar a sua empresa a aumentar o engajamento em aprendizagem!

Conheça a Witseed

Aprendizagem Autodirigida e Protagonismo

O protagonismo do funcionário foi outro fator decisivo na implementação do projeto BIP Learning, mas essa é a etapa final da verdadeira cultura do Lifelong Learning. Antes  é preciso entender que nenhum hábito vira cultura da noite para o dia e que existe um papel fundamental da empresa, da liderança e dos funcionários nesse processo. São eles: 

  • Empresa: investir em educação, em tecnologias e fornecer conteúdos estimulantes ao desenvolvimento, de qualidade, diverso, atual e dinâmico.
  • Liderança: inspirar pelo exemplo e criar um ambiente amigável ao aprendizado. Um estudo da Deloitte mostrou que 70% do engajamento de um time depende da liderança, portanto o líder precisa entender que essa responsabilidade não é só do RH.
  • Funcionário: ser protagonista do próprio desenvolvimento, mantendo-se sempre atualizado, trazendo assim resultados positivos para a empresa e para a sua carreira.
  • Witseed: a Witseed é muito mais que uma plataforma de aprendizagem, com uma equipe especializada em experiência do cliente, ela atua junto da liderança conhecendo os desafios atuais da empresa e engajando os alunos a aproveitarem todas as oportunidades de crescimento através da aprendizagem autodirigida.    

Flávio Menezes, sócio da BIP, destaca que pretende de fato transformar o BIP Learning em uma plataforma de protagonismo individual que traga frutos para cada colaborador e consequentemente para o todo.  

protagonismo na aprendizagem case de sucesso

Os benefícios da aprendizagem contínua

Investir em pessoas que já fazem parte da organização é uma prática importante para identificar possíveis melhorias e estabelecer metas de médio e longo prazo. Além de potencializar o desempenho dos colaboradores e valorizar as suas competências, um estudo feito na Alemanha, publicado pelo Valor Econômico, comprovou que capacitar funcionários aumenta em até 10 pontos percentuais a lealdade, a produtividade e a retenção deles. 

Há outras vantagens estratégicas para uma empresa e para os colaboradores ao adotar uma cultura de aprendizagem, são elas: 

  • Concentração nos pontos fortes: o funcionário que aprende continuamente sabe quais são seus pontos fortes e fracos. Dados da Gallup mostram que equipes que se concentram em pontos fortes, diariamente, têm produtividade 12,5% maior.
  • Aumento da retenção dos funcionários: a empresa que investe no seu colaborador, visa estreitar o relacionamento com foco em mantê-lo na organização. Um relatório produzido pelo LinkedIn mostra que 94% dos funcionários preferem empresas que investem na capacitação e qualificação. 
  • Alcance de maiores resultados: como consequência, o investimento em cultura de aprendizagem se converte em maiores resultados. Um levantamento da Education First mostra que empresas que investem no aprendizado contínuo estão propensas a crescer 5% a mais em relação às empresas que não.

As novas tecnologias e a capacidade de aprender

A força de trabalho está sendo altamente impactada pelas tecnologias mais ágeis do que o esperado. As transformações aceleradas destacaram a importância de algumas habilidades comportamentais que estão escassas no mercado, são elas: 

10 gaps de competências nas empresas brasileiras

Além disso, dados do Fórum Econômico Mundial apontam que, até 2025, a automação e a relação de trabalho entre humanos e máquinas irão interromper 85 milhões de empregos em todo o mundo. É por isso que a capacidade de aprender será a habilidade mais importante daqui pra frente para qualquer área e qualquer indivíduo.

Estimular a habilidade de aprender e criar um ambiente propício para o aprendizado é o que vai permitir à sua empresa e aos seus colaboradores a capacidade de se adaptar nesse novo mercado. O crescimento de qualquer empresa depende do crescimento dos seus profissionais e o Lifelong Learning caminha lado a lado nessa transformação! 

futuro do trabalho aprendizagem

Se você se interessa por esse assunto, você também pode gostar deste case de sucesso com a Arteris. No artigo, nós contamos como ajudamos uma das maiores empresas no setor de gestão de rodovias do Brasil a aumentar em mais de 265% o engajamento dos seus colaboradores no programa de aprendizagem e desenvolvimento contínuo!

Ainda dá tempo de transformar o engajamento em aprendizagem e potencializar os resultados da sua empresa em 2022! Fale com os nossos especialistas e acesse conheça nosso streaming!

Solicite uma demonstração

Witseed

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja mais conteúdos

Peter Diamandis descreveu brilhantemente em 6 etapas como setores sofrem uma mudança Exponencial. Nesse artigo, traçamos
Metas para o ano que vem? Tendências que irão impactar a Educação Corporativa? Quem melhor que
Por Gabriela Cardoso / Gerente de Conteúdo da Witseed Não leve uma plataforma LMS para a