E-book: 8 maneiras de impulsionar a cultura de aprendizagem corporativa

porWitseed
Torne a aprendizagem parte da estratégia e potencialize os resultados da sua empresa com os insights...

Torne a aprendizagem parte da estratégia e potencialize os resultados da sua empresa com os insights do nosso primeiro ebook sobre cultura de aprendizagem corporativa!

O relatório The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, que projeta as tendências do trabalho para os próximos 5 anos, apontou no mais recente material, que nos próximos anos as empresas terão ainda mais dificuldades para encontrar talentos capacitados nas habilidades exigidas no mercado. 

As rápidas transformações e novas demandas do mundo corporativo só reforçam a importância do investimento em aprendizagem corporativa e desenvolvimento contínuo dos colaboradores, afinal, é  muito mais fácil uma organização oferecer capacitação do que estar sempre em busca de novos talentos.

O relatório do Fórum Econômico Mundial mostrou ainda que 94% dos líderes esperam que os seus colaboradores desenvolvam novas competências ao longo dos anos, mas a pergunta que fica é: será que a cultura das empresas desses mesmos líderes estimula o aprendizado contínuo?

É um grande erro pensar na aprendizagem como algo isolado da estratégia da empresa. Muitas organizações que oferecem apenas treinamentos específicos para os seus colaboradores acreditam estar estimulando o aprendizado contínuo, mas a verdade é que implementar a cultura de lifelong learning – ou aprendizado contínuo ao longo da vida – é um caminho que envolve tempo, métodos, estratégia e consistência. É necessário criar de fato uma cultura e cultura não se constrói da noite para o dia.

Existem muitos desafios na implementação e no engajamento da cultura de aprendizagem corporativa, mas os benefícios são inúmeros! Podemos citar alguns como: colaboradores mais engajados, foco em inovação, maior retenção de talentos, resultados mais consistentes e alta performance de times.

Com o intuito de ajudar líderes, empresas e times na missão de implementar e potencializar a verdadeira cultura de desenvolvimento contínuo, a Witseed compilou em um ebook as 8 principais estratégias utilizadas pelos nossos clientes nesse processo e vamos compartilhar neste artigo alguns dos insights do material! Para baixar o material completo é só clicar no botão abaixo:

Como saber se a cultura de aprendizagem corporativa favorece o desenvolvimento contínuo e o protagonismo dos colaboradores?

A cultura de lifelong learning não envolve só o aprendizado ao longo da vida de conteúdos específicos e técnicos, que serão utilizados apenas no ambiente de trabalho. Ela possibilita o aprendizado de todo e qualquer conteúdo desde que o traga relevância, seja para a vida pessoal ou profissional do colaborador, e para que ele se sinta confortável e estimulado a aprender sempre mais, é preciso pensar em um ambiente que fomente o protagonismo e a autodireção. 

Um exemplo simples e clássico: o acesso a sites como Youtube, Google ou redes sociais é proibido no horário de trabalho?

Se a resposta para essa pergunta for sim, cuidado! Talvez você esteja limitando a maior fonte de aprendizagem da nova geração e criando um clima de controle e desconfiança. 

Para te ajudar a entender melhor qual é o cenário atual da sua empresa, a professora da Harvard Business School, Amy Edmondson, desenvolveu uma matriz para empresas construírem o que chamou de “zona de aprendizagem”, que nada mais é do que um ambiente que possui alto compromisso com resultados e performance e alta segurança psicológica. Ou seja, o ambiente ideal para o aprendizado! Veja abaixo a matriz: 

segurança psicológica ebook aprendizagem witseed

O objetivo é achar um equilíbrio entre oferecer um ambiente saudável e amigável ao aprendizado, ao passo que se avança também no comprometimento com os resultados. Um ambiente onde as pessoas enxerguem propósito na aprendizagem, saibam suas responsabilidades e se sintam seguras ao colocarem suas ideias, preocupações ou erros, sem sentirem o receio de serem punidas ou constrangidas.

Nenhuma empresa quer estar na zona de apatia, ansiedade ou conforto. Se a sua está em alguma delas, algo está errado! 

Já postamos no blog um artigo que fala especialmente da importância das zonas de segurança psicológica para o aprendizado e no papel das lideranças no incentivo do protagonismo dos colaboradores no seu próprio desenvolvimento.

Experimente a Witseed e saiba como as nossas soluções podem transformar o engajamento do seu time em aprendizagem corporativa! 

8 maneiras de impulsionar a cultura de aprendizagem corporativa

#1 Planejamento estratégico

Assim como todo projeto, o primeiro passo é o planejamento. É preciso estabelecer processos, prazos e metas para ter uma entrega realmente eficaz. Sem planejamento é como se você conduzisse um barco sem saber para onde está indo. Quando falamos em planejar estratégias para impulsionar a aprendizagem de uma empresa, podemos listar alguns pontos fundamentais que farão empresa – líder – colaborador andarem lado a lado.

Alinhamento de metas pessoais 

É de extrema importância ouvir os interesses e objetivos de desenvolvimento dos colaboradores. De nada vai adiantar a empresa implementar o projeto e só se preocupar em disponibilizar conteúdos do seu interesse. Isso pode gerar um grande desinteresse e um baixo retorno para a empresa.

Conexão com os desafios da empresa 

Assim como qualquer ação e projeto dentro de uma empresa, tudo precisa estar alinhado com os desafios, expectativas e metas da corporação. Precisa fazer sentido. Lembrando que os interesses da empresa precisam andar de mãos dadas com os interesses dos colaboradores, como falamos no tópico anterior.

Acompanhamento e desenvolvimento com as lideranças

As lideranças podem escolher um problema da organização, montar um squad para solucionar e suportar o time com conteúdos da plataforma. Esse é um exemplo de como tornar os cursos etapas de projetos ou de como vinculá-los a problemas reais para conhecimento do time

#2 Aprendizagem corporativa intencional 

Todos nós gostamos de nos desenvolver, estar atualizados e aprender algo novo. No entanto, a prática não é tão simples assim. Existe uma inércia natural do ser humano em realizar mudanças, seja na vida pessoal ou profissional, e obviamente na aprendizagem não é diferente.

A aprendizagem intencional surge como um alternativa para vencer essa inércia por meio de metas e de consistência. A consultoria McKinsey desenvolveu um método que ajuda a colocar a aprendizagem intencional em prática e o batizou de Método 3x3x3. O método consiste em três passos básicos que ajudam líderes e empresas a definir e alcançar as metas de aprendizagem, veja abaixo:

Definir 3 objetivos de desenvolvimento

Fica difícil lembrar o que estamos tentando alcançar se temos mais do que isso, por isso a melhor maneira é se concentrar em 3 objetivos concretos. 

Durante um período de 3 meses 

O período ideal deve ser longo o suficiente para estabelecer um novo hábito e curto o suficiente para criar um senso de urgência e impulso.

Envolvendo 3 outras pessoas para apoiá-lo

As pessoas são mais propensas a atingir metas quando recrutam outras pessoas que podem ajudá-las e responsabilizá-las.

Desenvolver uma nova habilidade não é uma tarefa fácil e requer intencionalidade e foco. Lifelong Learners sabem o que querem aprender e por quê.

#3 Experiência de aprendizagem personalizada 

A tecnologia se torna um ponto fundamental para ajudar na cultura de aprendizagem das empresas através do protagonismo do colaborador e da personalização da experiência. A Witseed, por exemplo, incorpora tecnologias de streaming, inteligência artificial e analytics para proporcionar experiências imersivas e inovadoras, que contribuem ativamente para uma melhor experiência autodirigida

Veja alguns exemplos:

IA: Inteligência Artificial

Nossos alunos contam com um robô, o Witson, que une várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado que conseguem simular capacidades humanas para interagir com os usuários, descobrir seus interesses, desafios, planos e preferências para recomendar conteúdos de forma personalizada.

inteligência artificial ebook aprendizagem witseed

Analytics 

Nossa plataforma é integrada com ferramentas de análises de dados, que mostram aos alunos um desempenho mais detalhado, o quanto estão se desenvolvendo em cada habilidade adquirida com os conteúdos

radar de competências ebook aprendizagem witseed

Timeboxing

Já falamos aqui sobre a importância da aprendizagem intencional, integrada ao horário de trabalho. Pensando nisso, criamos a função timeboxing na nossa plataforma de streaming de cursos, onde o aluno clica, escolhe quantos dias e horas semanais pretende dedicar ao aprendizado e automaticamente gera uma reserva no seu calendário. 

timeboxing ebook treinamento corporativo

Trilhas de aprendizagem corporativa

Sabe quando você está em uma plataforma de streaming, como a Netflix, em que os filmes são catalogados em tiras temáticas contínuas e conectadas? Como ‘lançamentos da semana’, ‘filmes para ver a dois’, ‘séries medievais’ e etc. Na plataforma da Witseed, as nossas trilhas de aprendizagem fazem esse papel de reunir em uma mesma lista cursos de temáticas personalizadas de acordo com os interesses do aluno e da empresa.

trilhas de aprendizagem ebook  witseed

 FIM DO SPOILER

Neste artigo você pôde ter um gostinho do conteúdo que está no nosso primeiro ebook. Para continuar aprendendo basta clicar no botão abaixo e baixar o ebook completo! 

Transformações na cultura organizacional são difíceis de executar e ainda mais difíceis de manter, mas quando são pensadas de forma estratégica, com planejamento e priorização, só trazem benefícios para as organizações!

As empresas que investem na cultura de aprendizagem desenvolvem a mentalidade, o comportamento e as habilidades dos colaboradores e atingem outros níveis de sucesso! 

Quer saber como a Aprendizagem Corporativa e a cultura de Lifelong Learning podem ser fundamentais no desenvolvimento, estratégia e resultados da sua empresa?

Witseed

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja mais conteúdos

Peter Diamandis descreveu brilhantemente em 6 etapas como setores sofrem uma mudança Exponencial. Nesse artigo, traçamos
Metas para o ano que vem? Tendências que irão impactar a Educação Corporativa? Quem melhor que
Por Gabriela Cardoso / Gerente de Conteúdo da Witseed Não leve uma plataforma LMS para a