Conheça, neste artigo, o case de sucesso em engajamento que possibilitou aumento de produtividade dos colaboradores da Natura & Co e Rede Ímpar, de hospitais!
Com toda certeza você já ouviu a expressão “os dados são o novo petróleo”, no meio corporativo, e essa é realmente a verdade. O mundo nunca produziu tantos dados como nos últimos 30 anos! De acordo uma pesquisa do International Data Corporation (IDC), a quantidade de dados produzidos pelos seres humanos dobra a cada dois anos.
Seria muito negativo para o seu negócio ignorar essa realidade e não se dedicar a aprender e analisar tantos dados para transformá-los em informações, insights e ações. A análise de dados pode ser fundamental para direcionar novas estratégias na sua empresa e entender o comportamento dos seus colaboradores.
Já imaginou usar os dados para aumentar a performance dos seus times e torná-los mais produtivos e engajados? Foi isso que nós, em parceria com a Fhinck, fizemos! A Fhinck é uma startup brasileira de tecnologia focada em aumentar a eficiência operacional dos Centros de Serviços Compartilhados (atividades de back-office) das grandes empresas. A Natura & Co e a Rede Ímpar são clientes em comum, e por esse motivo, unimos nossas tecnologias e expertises para alcançar maiores resultados.
Neste artigo, você vai entender um pouco desse case de sucesso em engajamento com a gigante de cosméticos, Natura & Co, e com a Rede Ímpar, de hospitais!
Desafios e estratégias
Como saber se os seus colaboradores estão engajados na plataforma de aprendizagem? Como quantificar detalhadamente o conhecimento adquirido pelos funcionários? O uso da nossa inteligência artificial, por meio de sugestão de trilhas e cursos personalizados, já estudava o comportamento dos alunos e o seu engajamento dentro dos próprios conteúdos na plataforma. No entanto, precisávamos ir além e compreender como os colaboradores estavam conseguindo aplicar o estudo no cotidiano.
A solução foi apostar na Ciência de Dados! Analisamos o comportamento dos profissionais depois do estudo, pelas máquinas de trabalho em uma parceria com a startup Fhinck.

Resultados
Na Rede Ímpar, descobriram como os colaboradores, com mais de 27 horas de treinamento, alcançaram um engajamento até 17% maior em comparação à média do período já conhecido como pré-pandemia. A analista de contas, Cilene da Silva Andrade, se destacou entre os colaboradores e afirma que os cursos contribuíram muito para a melhoria da produtividade e para a organização das tarefas, com as dicas de ferramentas que facilitam o planejamento diário de atividades.
“Consegui me adaptar à rotina e planejar melhor o meu dia, não só no âmbito profissional, mas também no pessoal. Criei o meu cronograma e consigo me dedicar às atividades de lazer nos fins de semana”, compartilha a funcionária da rede de hospitais.
As evoluções também foram registradas com clareza na Natura & Co, graças a esse cruzamento de dados. A referência em cosméticos brasileira documentou um aumento de atividade em 53% dos colaboradores selecionados para o estudo. Entre os participantes, 8% obtiveram um aumento de eficiência operacional na casa de 10%. Em 26% dos treinados, o aumento foi próximo a 5%.
Sarah Andrade, de 37 anos, é Analista de Serviços Financeiros na Natura & Co e conta que teve a oportunidade de agregar conhecimentos valiosos, principalmente em experiência do cliente, tomadas de decisão, comunicação e produtividade.
Segundo Sarah, o modelo inovador melhorou seu nível de aprendizado e utilização das informações. “Os conteúdos são muito atuais e práticos e os vídeos são excelentes, me ajudaram a identificar falhas em processos, a anteceder riscos na operação, como ser mais resolutivo diante de uma situação não prevista, situações muito presentes em nosso cotidiano”, descreve.
Uma situação comprovada por Audrey Barbosa da Silva, Coordenadora de Inovação e Processos do CSC da Natura & Co. Ela comemora ter identificado uma boa taxa de correlação, ou seja, uma conexão estatística entre investir tempo em cursos da SSAcademy e a qualidade de tempo computacional.

Quer saber como a Witseed pode transformar o engajamento e a produtividade do seu time ainda em 2022?
Conhecendo o People Analytics
A novidade de medição trata-se de uma inovação compartilhada entre os negócios. Paulo Castello, Fundador e CEO da Fhinck, enxerga que o cruzamento de dados realizado nos projetos e a combinação de expertises entre as startups é algo pioneiro no Brasil. “O nosso People Analytics permite mensurar o comportamento dos alunos logo após a realização dos estudos, evidenciando os resultados. Geralmente as empresas só focam na análise do engajamento dos funcionários com os cursos em si. Trata-se de uma tendência, capaz de incentivar as empresas a lerem a gestão com os olhos no presente e não no passado”, afirma.
Já escrevemos um artigo aqui no blog sobre essa ferramenta poderosa na gestão do RH, que permite cruzar informações e propósito, que é o people analytics.
A ideia do projeto foi analisar a jornada digital dos 184 colaboradores do Centro de Serviços Compartilhados da Natura, que tiveram acesso ao nosso streaming de cursos e avaliar, através da ciência de dados da Fhinck, se o desempenho dos usuários seria afetado pela realização de treinamentos.
Caso fosse comprovada a relação com dados, seria possível dimensionar e estabelecer ações direcionadas ao incentivo de treinamentos que auxilie na qualidade da jornada digital dos profissionais do CSC da Natura.
E o resultado apresentado pelos dados da Fhinck comprovou a hipótese! 53% dos colaboradores que fizeram cursos tiveram aumento da jornada digital. Além disso, pudemos identificar também, o interesse dos profissionais por realizarem as mais diversas disciplinas na nossa plataforma – como RPA, Mindset Tecnológico, Liderança, Profissional do Futuro CSC – demonstrando a importância de disponibilizar treinamentos de qualidade e que agreguem para o dia a dia das equipes, permitindo nivelar o conhecimento.

Um olhar para o futuro
Dados, dados e mais dados… Muitas organizações ainda possuem grande dificuldade na transformação de indicadores em mudanças relevantes para colaboradores e clientes. Isso acontece porque muitas delas ainda estão sob um mindset conservador, que não valoriza a utilização de análise de dados para a tomada de decisão.
No nosso curso de People Analytics, você aprende:
- Como transformar dados em insights
- Formas de levantamento de dados qualitativos
- Uso de indicadores de gestão de pessoas para tomar decisões
- Estágios de maturidade em People Analytics
- Estrutura para viabilizar o People Analytics
- Principais desafios
A sua empresa está pronta para aprender como implementar a metodologia que vai tornar o RH mais estratégico e assertivo? Assista abaixo um spoiler do nosso curso de People Analytics: