Futuro do trabalho: os efeitos da revolução digital

porWitseed
É cada vez mais comum que profissionais se sintam confusos e indecisos em relação à apresentação...

É cada vez mais comum que profissionais se sintam confusos e indecisos em relação à apresentação de vagas de trabalho. Se por um lado o necessário processo de digitalização, acelerado a partir da pandemia da Covid-19, permitiu manter milhões de empregos, fez surgir mais dúvidas e inseguranças a respeito do futuro do trabalho, das funções e correlações profissionais disponíveis nas vagas divulgadas nas mídias sociais, em ferramentas de recrutamento ou compartilhadas por gestores e profissionais de Recursos Humanos.

Esse cenário, recentemente destacado pela HR Executive, referência em Recursos Humanos, identifica a expansão do uso das novas tecnologias, influência irreversível do home office, a existência de cargos com siglas, estrangeirismos, a exigência da compreensão de softwares cada vez mais específicos e a descrição de status que não se limitam mais aos tradicionais “analistas”, “assistentes”, “supervisores”, “gerentes” e “diretores”. 

O nosso CTO, Miguel Fernandes, escreveu um artigo polêmico para o nosso blog falando sobre novos rumos para os Diretores de Marketing, apontando uma tendência para a criação de um novo cargo, o CMTO — Chief Marketing Technology Officer.  De acordo com Miguel, “A tecnologia realmente modifica a atuação de profissionais em todas as áreas das empresas. As vagas vão continuar existindo, mas exigindo cada vez, de líderes e analistas, conhecimento sobre tecnologia. Atualmente, um time de marketing precisa ter todas as habilidades necessárias para colocar de pé, e bem rapidamente, todo um conjunto de soluções que, há alguns anos, só a área de TI conseguia: landing pages, automações, dashboards, controle de métricas, crawlers, integrações, hacks, etc”

Recentemente, o Miguel sentiu na pele a necessidade de atualizar a descrição de sua função, quando passou a ser chamado por seus pares de Growth Manager, ou CRO, sigla para Chief Revenue Officer, que combina as funções dos tradicionais cargos de diretor de Marketing, de Tecnologia e de Operações. O nosso CTO levou na esportiva a profusão de nomes, mas trata-se de uma realidade muito comum em outros negócios, é uma enorme gama de atividades que, simbolizada por uma sigla, chega com força ao mercado  executivo.

Não só o Miguel tem uma opinião sobre esse assunto. A nossa líder de Customer Success, Martha Didier, avalia que as mudanças estão ocorrendo de maneira natural à medida que surgem novas tecnologias. Isso, segundo ela, obviamente, gera ansiedade nas pessoas, pois se trata de um processo realmente novo e importante de acompanhar, seja um RH, executivo ou candidato.

Martha didier líder de customer sucess na witseed futuro do trabalho

Martha acompanha a avaliação de Robert Brown, pesquisador de Harvard, em reportagem da HR Executive, que não acredita que todos os trabalhos serão automatizados, mas que haverá cada vez maior combinação, foco e parceria entre pessoas e máquinas. 

O segredo, de acordo com os especialistas no assunto, é combinar inúmeras habilidades. E a responsabilidade também é da liderança! Sobre isso, a Martha pensa que o líder, em especial, precisa criar canais para ouvir e entrevistar as pessoas regularmente e estar aberto às transformações. “Ele precisa estar atento para incluir e tornar o conhecimento acessível a todos, seja o time que está no remoto ou no presencial. Também deve se atentar ao tomar decisões que envolvam o time, com a presença de todos, ou seja, no digital”, aponta. 

Acesse nosso site e siga nossas redes sociais para saber mais!


Witseed

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Mais artigos

Veja mais conteúdos

A cidade de Austin, no Texas, EUA, é palco da 37ª edição do South by Southwest,...
Metas para o ano que vem? Tendências que irão impactar a Educação Corporativa? Quem melhor que...
Por Gabriela Cardoso / Gerente de Conteúdo da Witseed Não leve uma plataforma LMS para a...