Upskilling e Reskilling – o desenvolvimento profissional do futuro

porWitseed
Upskilling e Reskilling são os processos de aprendizagem aliados do profissional e da organização do futuro....

Upskilling e Reskilling são os processos de aprendizagem aliados do profissional e da organização do futuro. Saiba o que são, como desenvolver e por que já são apontados como benéficos para o sucesso da economia global até 2030!

O Observatório Nacional da Indústria divulgou o Mapa do Trabalho Industrial 2022 com a conclusão de que o Brasil vai precisar qualificar 9,6 milhões de profissionais do setor até 2025! Desse total,  2 milhões em formação inicial, para preencher novas vagas, e 7,6 milhões em formação continuada, para trabalhadores que precisam se atualizar.

Os últimos anos nos mostraram a importância de estar preparado para enfrentar desafios nunca antes imaginados e só reforçaram o papel fundamental da educação corporativa e do desenvolvimento contínuo na vida dos profissionais e organizações. Mas se isso não foi o suficiente para te convencer dessa realidade, talvez os dados abaixo sejam:

  • 40% dos profissionais precisarão se requalificar em um período de 6 a 6 meses – The Future of Jobs Report
  • 94% dos líderes esperam que seus funcionários adquiram novas habilidades – The Future of Jobs Report
  • 87% das empresas não possuem o profissional necessário para o futuro – McKinsey & Company
  • 9 em cada 10 líderes já enfrentam a falta de habilidades em algumas áreas – McKinsey & Company

Quando pensamos no futuro do trabalho, é importante entender que estamos indo em direções cada vez mais incertas e impossíveis de prever. Isso, no entanto, não significa que precisamos sentar e esperar que as nossas habilidades, estratégias, serviços ou produtos se tornem obsoletas. Não é sobre prever o imprevisível, mas sobre entender que as mudanças nunca foram tão ágeis e que é necessário desenvolver as habilidades certas para lidar com o novo

Não existe e nunca vai existir uma fábrica de pessoas prontas e atualizadas, portanto a fábrica de desenvolvimento da sua empresa é a educação contínua. Inovações exigem aprendizado e qualificações constantes, e as organizações que já investem na cultura de aprendizagem saem na frente! 

Mas… se a cultura de aprendizagem não faz parte da estratégia da sua empresa, a corrida contra o tempo para acompanhar as mudanças tende a ser sempre desfavorável.

Como, então, construir essa cultura?

Dois grandes aliados na jornada de desenvolvimento dos colaboradores são os processos de upskilling e reskilling e . Eles são alternativas de desenvolvimento focados na capacitação e qualificação dos colaboradores, e são vantajosos tanto para os profissionais quanto para as equipes e empresas que ele compõe, e também podem ser motivados pelas diferentes partes.

Saiba, neste artigo, a diferença entre cada um destes processos e como a cultura de aprendizagem pode ser uma aliada nesta jornada!

Quer saber como a Witseed pode te ajudar a implementar a cultura de aprendizagem e potencializar os resultados da sua empresa?

Conheça a Witseed

Upskilling e Reskilling: o que são e como desenvolver

Upskilling

Esse conceito está relacionado ao aprimoramento de competências e conhecimentos que um colaborador já possui na função que desempenha. Podemos pensar paralelamente ao desenvolvimento de habilidades em função do aumento de responsabilidades e das promoções na carreira de um profissional.

O foco está na importância de desenvolver habilidades em que já se possui um certo domínio, para aumentar as possibilidades de agregar valor para si mesmo, sua equipe e a empresa da qual faz parte, além de se manter constantemente atualizado para lidar com o novo. 

Reskilling

Já o reskilling se apresenta como uma requalificação, para que os profissionais aprendam novas habilidades e possam, assim, reajustar sua rota profissional, fazer uma transição de carreira ou possuir maior versatilidade diante do mercado. É possível que a própria organização identifique em seus colaboradores características para performar melhor em outras funções e setores da organização, sejam eles novos ou já existentes.

Ou seja, a diferença entre Upskilling e Reskilling varia de acordo com a função que você desempenha e unir os dois processos permite que você se especialize cada vez mais na sua área e ainda amplie os seus horizontes para conhecimentos paralelos ou transversais.

Upskilling e Reskilling como fator de crescimento econômico global

O mais recente relatório do Fórum Econômico Mundial, feito em parceria com a PwC, mostrou como o upskilling pode acelerar o crescimento do PIB global até 2030! Veja, abaixo, a projeção apresentada no levantamento:

Upskilling relatório PIB Global

Fonte: Upskilling for Shared Prosperity Report | Fórum Econômico Mundial e PwC

Tradicionalmente, economistas medem os benefícios do upskilling em termos da produtividade e do crescimento do emprego. É claro que estas permanecem métricas vitais, mas o relatório visa também capturar um contexto social mais amplo, entendendo que o desenvolvimento de habilidades serão benéficas para o sucesso da economia global. Isso inclui o entendimento de que a educação e o desenvolvimento de habilidades melhoram o bem-estar, a confiança e a construção da comunidade, que, combinados, são uma medida mais holística dos benefícios globais da upskilling.

O relatório defende que todos os profissionais devem viver em um ambiente com oportunidades para se desenvolver. O upskilling não é positivo somente para o profissional e para a organização, mas também para a sociedade e para a economia, promovendo a equidade de oportunidades e a inclusão social. Ele pode, portanto, resultar em sociedades mais saudáveis, apoiadas por economias igualmente mais saudáveis.

Soft skills serão as principais habilidades do futuro

Profissionais e times que desejam se preparar para o futuro e priorizam esse objetivo, precisam trilhar um caminho de constante aprendizado, evolução e desenvolvimento. Habilidades como criatividade, aprender a aprender, inteligência emocional, pensamento crítico, autogestão e etc. já aparecem como as mais exigidas pelo mercado. 

O relatório The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, que projeta tendências do futuro do trabalho para os próximos cinco anos, apontou no mais recente material, as principais habilidades de todo profissional do futuro. Veja abaixo as top 15 competências do futuro que foram listadas pelo relatório: 

Fonte: Relatório The Future of Jobs | Fórum Econômico Mundial

Já gravamos um episódio para o nosso podcast sobre a tendência das softs skills no futuro do trabalho. Nele, a nossa convidada, Simone Gutwilen, Gerente de Cultura e Liderança na Oi, reflete que o trabalho não será mais medido pelo tempo e sim pelo resultado, onde o desenvolvimento contínuo será a única forma de se manter atualizado e as soft skills serão as únicas habilidades que nunca ficarão desatualizadas, pois os melhores profissionais serão os melhores seres humanos. 

Soft Skills - habilidades  tendências do futuro do trabalho

Ouça agora mesmo o episódio! 

Quer equipes prontas para o futuro? Invista na cultura de aprendizagem!

Investir em cultura de aprendizagem nunca foi tão relevante como agora. Se contratar profissionais preparados para os desafios da sua empresa e ainda manter os seus colaboradores atualizados diante das imprevisibilidades do mercado já é uma tarefa difícil, fazer isso sem investir em desenvolvimento contínuo certamente será um desafio ainda maior. 

Na Witseed, acreditamos que a cultura de lifelong learning é o que prepara  empresas e pessoas para qualquer desafio. Além de oferecer cursos e  uma experiência digital de qualidade, o nosso propósito também é ajudar a implementar uma cultura de aprendizagem nas Organizações. 

Somos parceiros do negócio nesse sentido e temos uma área especializada para ajudar cada cliente com o seu desafio,  realizando ações de engajamento, gamificação da aprendizagem, oferecendo mensuração de desenvolvimento e resultados e apoio às lideranças. Leia o nosso case de sucesso  com a Arteris S/A e saiba como nós ajudamos empresa a aumentar em mais de 265% o engajamento em aprendizagem!

Marque uma conversa com os nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar nesse caminho!

Solicite uma demonstração

Witseed

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja mais conteúdos

Peter Diamandis descreveu brilhantemente em 6 etapas como setores sofrem uma mudança Exponencial. Nesse artigo, traçamos
Metas para o ano que vem? Tendências que irão impactar a Educação Corporativa? Quem melhor que
Por Gabriela Cardoso / Gerente de Conteúdo da Witseed Não leve uma plataforma LMS para a